quarta-feira, maio 19, 2010

THE BEST OF: - VÁRIOS - CBS (Atual Sony Music) - 1975 
Postagem original do Blog SÓ MÚSICA de Luiz Alberto Gomes, Uberlândia - MG:



Mais uma postagem importante deste grande colecionador e recuperador de antigos vinis Luiz  Alberto, como sempre com qualidade excepcional.
Quem viveu na segunda metade dos anos setenta, ou seja, no século passado, sabe como era difícil conseguir certas músicas mais antigas, de cinco, seis, dez ou mais anos antes. As gravadoras só mantinam em seus catálogos os lançamentos mais recentes, aquilo que estava fazendo sucesso. Excessão feita, é claro, para os medalhões da época, como Beatles, Pink Floyd, Elvis, Roberto Carlos, apenas para citar alguns. Mas os novatos, ou os chamados One Wonder Hits, as bandas ou intérpretes que conseguiam colocar uma única música nas paradas, esses sumiam dos catálogos das grandes gravadoras em menos de um ano depois. A salvação de quem não comprou alguma música na época em que foi lançada eram as coletâneas, como essa.
A Rede Globo lançou uma novela em 1975, chamada Escalada, e sua trilha sonora internacional era composta apenas de músicas do final do anos 50 e início dos anos 60. Esse disco foi um assombroso sucesso, pegando de surpresa até a própria Som Livre, que teve que se desdobrar para atender a demanda e suprir as lojas com esse LP. Foram milhões de cópias vendidas, levando a gravadora a lançar uma coletânea semelhante chamada "SAUDADE NÃO TEM IDADE", obtendo um sucesso ainda maior. Um segundo volume foi lançado depois, e outras gravadoras também seguiram o exemplo.
Mas esse THE BEST OF: também foi um marco na vida das pessoas. O repertório mistura monstros sagrados da música, como Bob Dylan, The Byrds, Janis Joplin e outros com outros artistas não tão consagrados, mas maravilhos também, e o resultado desse caldeirão foi sensacional, uma delícia.

Confira:

01 - San Francisco - Scott McKenzie

02 - Mr. Tambourine Man - The Byrds
03 - Summertime - Janis Joplin
04 - Lay Lady Lay - Bob Dylan
05 - Spinning Wheel - Blood, Sweat & Tears
06 - I'm A Man - Chicago
07 - That's What I Want - The Square Set
08 - Yellow River - Christie
09 - Good Morning Starshine - Oliver
10 - Cha-La-La I Need You - The Shuffles
11 - Like A Rolling Stone - Bob Dylan
12 - Variações Sobre Um Tema de Erik Satie (1º e 2º movimentos) - Blood, Sweat & Tears

Esse disco foi lançado em CD pela Sony nos anos 90, mas a qualidade não era muito boa, parece que eles simplesmente copiaram as músicas do vinil, sem se preocupar em remasterizar as mesmas, e alguns chiados podiam ser ouvidos, e até mesmo um pequeno estalo, na faixa "Sha-la-la I Need You" dos Shuffles.

Não deixem de dar uma conferida, neste link para download:

http://bugrim.blogspot.com/2010/04/varios-best-of-1975.html

Nenhum comentário: