VIAJE COM A EXCELSIOR,
A MÁQUINA DO SOM
SOM LIVRE - 1974 - Primeiro Volume da Série
LP VINIL REMASTERIZADO E RESTAURADO
Postagem original do Blog SÓ MÚSICA, do Luiz Alberto, de Uberlândia.
Era uma vez...
Era uma vez uma emissora de rádio brasileira que era um sonho. Uma rádio que contagiava os ouvintes, especialmente os mais jovens, com sua programação musical dinâmica, agradável e de muito bom gosto. Uma programação de qualidade. Uma rádio maravilhosa chamada Excelsior, que transmitia em AM e também em Ondas Curtas, e assim era ouvida em todo o país... Suas vinhentas eram fantásticas!
A Rádio Excelsior de São Paulo, “A Máquina do Som”, se tornou simplesmente inesquecível para quem a ouvia na época. Locutores discretos, que não gritavam e nem falavam demais, respeitavam os ouvintes. Tudo na medida certa. Tocava os grandes sucessos da época, alguns com absoluta exclusividade. Mas também tocava Flashback's, aquilo que tinha sido sucesso antes.
Quase tudo que tocava por lá virava sucesso imediato. Um bom exemplo é a canção “Flying” do cantor Chris de Burgh, lançada pela Excelsior. Estourou no Brasil, mas nem tanto em outros lugares do mundo. Uma demonstração de força da Máquina!
Os discos, coletâneas com o nome e slogan da rádio, (especialmente a série lançada pela Som Livre) lideravam as paradas quando eram lançados. Todo mundo queria o seu.
Assim era a Excelsior, A Máquina do Som.
Era um sonho. Mas como todo sonho, esse também acabou.
Seu idealizador, Antonio Celso Cipolla, chegou à Rádio Excelsior em 1968 e criou a “Máquina do Som”, inspirado no sucesso da Fórmula 1. A emissora tinha sido recentemente adquirida pelo Sistema Globo e estava a procura de um novo conceito em programação musical, voltada para o público mais jovem. Foi aí que entrou a criatividade de um jovem de vinte e poucos anos na época, chamado Antonio Celso, um dos maiores radialistas de todos os tempos.
“A Máquina do Som” durou até meados do ano de 1980.
Foi aí que o sonho acabou. A Máquina se recolheu aos boxes, apagou as luzes e desligou os motores. Não resistiu ao “boom” das FM’s, para quem, aliás, serviu de modelo. Mudou o estilo, mudou a programação, não era mais a nossa inesquecível "Máquina"...
Acabou. Virou história, virou lenda. Hoje é a CBN.
É página virada de um livro bom. Virada, mas não arrancada.
Uma louvável tentativa de volta foi feita pelo seu criador, Antonio Celso, em setembro de 2008. Desta vez como Webradio. Um novo sonho para sua legião de ouvintes. Novos e antigos.
Mas esse sonho não durou muito. A nova edição da Máquina ficou no ar até o final de 2009. Por falta de apoio publicitário, não resistiu. Era um grande projeto, mas os idiotas da mídia publicitária não perceberam a ótima chance de divulgação que tinham nas mãos. Uma divulgação de qualidade, voltada para um público altamente qualificado.
Mais uma vez, o sonho acabou. A página virou novamente.
E nós, os fãs e admiradores da eterna “Máquina do Som”, esperamos que essa pagina não tenha sido arrancada... Talvez o seu criador ainda queira fazer mais uma releitura.
Mas tem sempre alguém que mantém a chama acesa, através das lembranças que ficaram. Como o Luiz Alberto, que recuperou, remasterizou e restaurou as capas desse LP aí, VIAGEM COM A EXCELCIOR, A MÁQUINA DO SOM. O primeiro lançado pela Som Livre, em 1974, em série que teria, ao todo, oito volumes. O Luiz está cuidando de recuperar todos eles, para nossa alegria.
Você encontra esses discos em uma infinidade de sites e blogs na internet, para download. Mas esse aqui é especial.
Essse foi carinhosamente restaurado pelo Luiz, inclusive a inesquecível vinheta com locução do Antonio Celso na música do GIORGIO, aqui apresentada em estéreo. Excelente qualidade de áudio, você pode até gravar em CD e escutar no som do carro. Vem com as capinhas já prontas...
Para conhecer esse maravilhoso trabalho, visite o blog do Luiz Alberto:
http://bugrim.blogspot.com/2010/06/varios-viaje-com-excelsior-maquina-do.html
TRACKLIST:
01 - Bennie And The Jets - Elton John
02 - I Think Of You - Bill McDaniels
03 - One Lonely Day - October Cherries
04 - What You Have - Los Barbaros
05 - Il Giorno Dopo - Carla Bissi
06 - Time - Shotgun
07 - Isabel - Michelle
08 - It May Be Winter Outside - Love Unlimited
09 - A Whiter Shade Of Pale - Ross Hammond
10 - Harlem Song - Goldwater
11 - Beaucoup De Temps - Sacha Distel
12 - Looky Looky - Giorgio
Procure por esse vinil no MercadoLivre, pesquisando em uma das caixas de buscas na lateral do Blog.
=============================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário