segunda-feira, março 28, 2011

EPOPÉIA TRI  Nº  1
197O - EDITORA BRASIL-AMÉRICA - EBAL
HQ WESTERN - PRETO E BRANCO
REVISTA LANÇADA HÁ MAIS DE 40 ANOS! ESGOTADA / FORA DE CIRCULAÇÃO
Scan by  BARTOLOMEU777

Esta era para ser uma SEMANA ESPECIAL em homenagem a algum herói ou heróina dos velhos gibis, das velhas revistas de histórias em quadrinhos. Mas como o problema de falta de conexão à grande rede ainda persiste, optei por postar aqui, duarente os próximos dias, alguns exemplares número 1 que possuo. 

Começando com EPOPÉIA TRI, da EBAL, revista que foi, talvez, uma das importantes da minha vida. Aqui está o número 1, publicado em setembro/outubro/novembro de 1970, um pouco depois do Brasil ter conquistado o TRI da Copa do Mundo de Futebol, no México. O TRI no título, além de mostrar que a revista era de publicação trimestral, foi também uma espécie de homenagem da EBAL aos heróis da seleção. A revista originária da Italia tinha o título de "STORIA DEL WEST".  EPOPÉIA TRI teve 73 edições., terminado em 1987. A original italiana tem 75 edições, pois a três primeiras histórias foram desdobradas posteriormente em cinco. Leiam abaixo a reprodução do texto publicado no GUIA EBAL sobre a série:

Gino D'Antonio, um dos melhores artistas de quadrinhos e muito amado na sua terra natal Itália, morreu em 24 de Dezembro, com 79 anos de idade. Luigi D'Antonio, nascido em Milão em 16 de Março de 1927, D'Antonio começou a desenhar profissionalmente com 20 anos de idade e rapidamente estabeleceu-se em quadrinhos italianos. Ele foi um dos primeiros artistas italianos a trabalhar para o florescente mercado britânico em meados dos anos 1950.

Neste primeiro número:  RUMO AO DESCONHECIDO

Para ler,  AQUI!!!

A foto abaixo é só para mostrar como, às vezes, temos que "sacrificar" uma revista de coleção, uma peça que temos muito afeto e que é importante nas nossas vidas, mas que por ser de um formato especial, tipo livro ou lombada quadrada, temos que literalmente "desfolhar" a revista para obter um escaneamento de boa qualidade. Veja com fica a peça:


9 comentários:

paulo dantas disse...

AGORA ARREBENTOU, SERIE EXCELENTE ACREDITO QUE TENHA ELA QUASE COMPLETA, PARABENS....

Bartolomeu disse...

Paulo Dantas, mais uma vez muito obrigado. Realmente é uma esxcelente série, tanto pela história quanto pelos desenhos lindos em preto e branco. Pena que, para postar, as revistas, de formato livro e lombada quadrada, tenham que ser destruídas... Mas vale a pena postar. Continue acompanhando e divulgando o blog...

Anônimo disse...

Bartolomeu teu esforço
de imortalizar essas raridades
não são em vão graças a vc
e a outros abnegados muitas
pessoas puderam conhecer essas
histórias clássicas muito obrigado.



Zé Carlos

paulo dantas disse...

Como o exemplar é tipo brochura tem como colar usando uma prensa, já trabalhei como encardenador e sei como é, mais parabéns novamente.....

BY LUIZ DIAS disse...

Bartolomeu... 777 vêzes te agradecemos por esse carinho ao escanear a ponto de separar as páginas de algumas revistas clássicas para nos brindar com essas maravilhas!
Muito Obrigado!!

Bartolomeu disse...

Paulo Dantas, Zé Carlos e Luiz Dias, obrigado pela participação. Para não deixar essas obras maravilhosas caírem no esquecimento e fazer com que cada vez mais e mais pessoas tomem conhecimento delas, vale qualquer sacrifício. Até mesmo comer sanduíche de mortadela no almoço para economizar algum para comprar edições antigas e raras no Mercado (livre!). E contar com a ajuda dos amigos, seja enviando arquivos digitalizados de suas revistas, seja "pingando" alguma contribuição nas contas do Blog, seja indicando pessoas para acessar, enfim, há muitas maneiras de ajudar a preservar a memória dos velhos e queridos gibis, que fizeram e ainda fazem a alegria de tanta gente!
Contem sempre com o blog Bartolomeu777, breve mais surpresas boas chegando...

Antônio Salles disse...

Sei o que é isso. Fiz o mesmo com meu Almanaque Disney #7 novembro 1971 Ed Abril, que comprei no Mercado Livre e será postado daqui a algum tempo.

raimundo disse...

puxa vida Bartolomeu isto é o que se chama de compartilhamento,e prova para nós que não tens um pingo de egoísmo no coração.fiquei surpreso em encontrar esta obra-prima por aqui,muito agradecido pelas postagens,agora vou correndo baixar e recordar um pouco do passado.

Tatsumaki disse...

Caro Bart: Gostaria que este meu cometário valesse por tudo o que eu vi no seu blog. Parabéns, obrigado e continue compartilhando!