sexta-feira, julho 13, 2012

22-2000 CIDADE ABERTA  Nº 5
1966 - RIO GRÁFICA E EDITORA - RGE
HQ AVENTURAS / NACIONAL - PRETO E BRANCO
REVISTA LANÇADA HÁ MAIS DE 45 ANOS!
ESGOTADA   /   FORA DE CATÁLOGO
Scan e Restauração   ======>   BARTOLOMEU777


Como já disse, realmente existem coisas neste mundão "véio" sem porteira que você, provavelmente, só encontre por aqui, neste nosso Blog dedicado a resgatar coisas antigas e importantes dos quadrinhos mundiais e também dos quadrinhos brasileiros. Algumas coisas que, pelo menos eu, nunca vi em outros blogs.  E aqui está um exemplo disso: um exemplar bem raro de 22-2000 CIDADE ABERTA, do roteirista e desenhista EDMUNDO RODRIGUES, o mesmo de Jerônimo, O Herói do Sertão. Mais uma preciosidade da minha pequena gibiteca, resgatado e restaurado agora para fazer parte do nosso acervo eletrônico, para leitura e pesquisas. A digitalização foi feita por mim mesmo, espero que gostem... O gibi conta as aventuras do Repórter do jornal O GLOBO Márcio Moura, e era, originalmente, um seriado da Rede Globo, conforme texto informativo abaixo, extraído da Wikipédia:
22-2000 Cidade Aberta era uma co-produção da TV Globo Rio de Janeiro, jornal O Globo e da Herbert Richers e patrocinada pela Shell. Originalmente exibido todas as segundas às 22:00, passou a ser exibido aos domingos às 23:00. O seriado estreou no dia 27 de abril de 1965 e durou até 28 de agosto de 1966.
O seriado conta as aventuras de Márcio Moura (Jardel Filho), um veterano repórter policial do jornal O Globo que investiga crimes cometidos. Ele sempre conta com a ajuda do jovem foca (no jargão jornalístico, significa profissional iniciante) Carlinhos (Cláudio Cavalcanti), e de vez em quando entra em conflito com o editor de O Globo (Antônio Petrin). A dupla de repórteres muitas vezes tinha que disputar os casos com o delegado (Fregolente). Nessa época, o número que integrava o título da série, 22-2000, era uma referência ao telefone do jornal O Globo. Cada história contava um enredo completo. "O Rapto de Miss Brasil" e "O Roubo da Coroa Imperial", como os títulos indicam, eram referências aos mistérios a serem desvendados pelos repórteres.
O primeiro episódio "30 Moedas", teve como atores convidados Jece Valadão e Vera Vianna. Elizabeth Gasper participou do episódio "O Assassino", e Sônia Dutra atuou em "A Isca", os dois exibidos em maio do ano de estréia.
Em 1966, ano em que a série foi encerrada, as aventuras do repórter Márcio Moura se adaptaram para os gibis da Rio Gráfica Editora (hoje Editora Globo), através do roteirista e desenhista de suas histórias Edmundo Rodrigues, o mesmo que, nos anos de 1950, havia desenhado as histórias da série Jerônimo, o Herói do Sertão, famoso seriado transmitido pela Rádio Nacional e pela Rede Tupi.
Em 1969, quatro anos depois do fim de 22-2000 Cidade Aberta, o repórter Márcio Moura ganhou um longa-metragem A um Pulo da Morte, com direção de Victor Lima.
O seriado também contou com a participação de atores como Milton Moraes, Jorge Dória, Dary Reis e Paulo Padilha.  (Texto:  WIKIPEDIA)

Leia neste 22-2000 CIDADE ABERTA número 5, com o Repórter MÁRCIO MOURA, pressumivelmente publicado em 1966, as seguintes histórias:

ASSALTO DE NORTE A SUL
A CASA MAL ASSOMBRADA
 (Edmundo Rodrigues)
Para ler   ======>   AQUI!!!
(ou clicando diretamente na capa do gibi, acima)

Não percam esse... Vou ver se consigo mais outros exemplares deste ótimo representante dos quadrinhos nacionais, com desenhos do imortal EDMUNDO RODRIGUES

É... existirão ainda mais coisas que vocês, possivelmente, só irão encontrar, em primeira mão, por aqui!!! O futuro dirá...

Obrigado a todos e boa leitura!!!

PAZ MUNDIAL!!!

Nenhum comentário: